RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DE TRABALHO



As Relações Humanas acontecem através das interações entre as pessoas no cotidiano. Onde mais de uma pessoa estiver num mesmo ambiente, há um relacionamento, há um processo de Relações Humanas. É na família que acontece os primeiros episódios das relações humanas, pois é neste cenário que, desde criança que o ser humano aprende as primeiras regras de convivência, a viver com o outro.

As pessoas possuem um papel fundamental no nosso sucesso e na nossa felicidade. Grande parte do que conseguimos, ou iremos conseguir, depende primordialmente da forma como mantemos as relações com as outras pessoas. Se você observar uma pessoa de sucesso, em qualquer área de atuação, irá descobrir que esse indivíduo aprendeu a arte de relacionar-se bem com as pessoas e que soube tornar-se útil aos outros, porque se tornou um caminho de inspiração.

Cada ser humano tem o seu ponto de vista, e cada ponto de vista tem ângulos diferentes. Por trás de cada pessoa existe uma história, uma bagagem cheia dos mais diversos valores. E é isto que faz com que o ser humano seja tão magnifico, secreto e fascinante. Neste sentido é preciso ter muita habilidade e conhecimento para lidar com a diversidade. Para um bom relacionamento é preciso saber lidar com o outro. (SÁ,2001).

As organizações estão cada vez mais preocupadas em aperfeiçoar as relações humanas, com o intuito de melhorar como um todo, especialmente quando se trata de pessoas, sejam elas fornecedores, clientes, colaboradores, gestores, entre outros. Quando uma empresa opta por um modelo de gestão onde há a valorização humana, o sucesso será uma consequência.

Existem algumas características imprescindíveis que não podem faltar a um profissional dentro do ambiente de trabalho:

ü  Saber falar com as pessoas;
ü  Ter interesse pelos outros, pelos seus sentimentos;
ü  Saber sorrir;
ü  Ser cordial;
ü  Ter generosidade;
ü  Saber como e quando criticar;
ü  Preocupar-se e respeitar a opinião alheia;
ü  Fazer bem aquilo que se propõe a fazer;
ü  Ser um ouvinte eficiente;
ü  Saber criticar suas próprias ideias e convicções;
ü  Ter uma visão de mundo ampliada;
ü  Buscar ter sempre maior conhecimento do ser humano como um todo;
ü  Entender que não existe ninguém igual a você, por isso, não se pode exigir que pensem ou que sejam iguais a você.
  
Diante disso, pode-se perceber que todas as relações humanas possuem falhas, conflitos e equívocos, mas podem ser melhoradas a partir do momento que cada membro da equipe busque mais conhecimento de tudo o que já foi mencionado. (ROGERS, 1970). Portanto, qualquer relação humana deveria buscar o crescimento mútuo de cada profissional que faz parte de uma equipe, e descobrir mais sobre o comportamento de si mesmo e do outro.

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