RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DE TRABALHO
As Relações Humanas
acontecem através das interações entre as pessoas no cotidiano. Onde mais de
uma pessoa estiver num mesmo ambiente, há um relacionamento, há um processo de
Relações Humanas. É na família que acontece os primeiros episódios das relações
humanas, pois é neste cenário que, desde criança que o ser humano aprende as
primeiras regras de convivência, a viver com o outro.
As pessoas possuem um papel
fundamental no nosso sucesso e na nossa felicidade. Grande parte do que
conseguimos, ou iremos conseguir, depende primordialmente da forma como mantemos
as relações com as outras pessoas. Se você observar uma pessoa de sucesso, em
qualquer área de atuação, irá descobrir que esse indivíduo aprendeu a arte de relacionar-se
bem com as pessoas e que soube tornar-se útil aos outros, porque se tornou um
caminho de inspiração.
Cada ser humano tem o seu
ponto de vista, e cada ponto de vista tem ângulos diferentes. Por trás de cada
pessoa existe uma história, uma bagagem cheia dos mais diversos
valores. E é isto que faz com que o ser humano seja tão magnifico, secreto e
fascinante. Neste sentido é preciso ter muita habilidade e conhecimento para
lidar com a diversidade. Para um bom relacionamento é preciso saber lidar com o
outro. (SÁ,2001).
As organizações estão cada
vez mais preocupadas em aperfeiçoar as relações humanas, com o intuito de
melhorar como um todo, especialmente quando se trata de pessoas, sejam elas
fornecedores, clientes, colaboradores, gestores, entre outros. Quando uma empresa
opta por um modelo de gestão onde há a valorização humana, o sucesso será uma
consequência.
Existem algumas
características imprescindíveis que não podem faltar a um profissional dentro
do ambiente de trabalho:
ü Saber falar com as pessoas;
ü Ter interesse pelos outros, pelos seus
sentimentos;
ü Saber sorrir;
ü Ser cordial;
ü Ter generosidade;
ü Saber como e quando criticar;
ü Preocupar-se e respeitar a opinião alheia;
ü Fazer bem aquilo que se propõe a fazer;
ü Ser um ouvinte eficiente;
ü Saber criticar suas próprias ideias e
convicções;
ü Ter uma visão de mundo ampliada;
ü Buscar ter sempre maior conhecimento do ser
humano como um todo;
ü Entender que não existe ninguém igual a você,
por isso, não se pode exigir que pensem ou que sejam iguais a você.
Diante
disso, pode-se perceber que todas as relações humanas possuem falhas, conflitos
e equívocos, mas podem ser melhoradas a partir do momento que cada membro da
equipe busque mais conhecimento de tudo o que já foi mencionado.
(ROGERS, 1970). Portanto,
qualquer relação humana deveria buscar o crescimento mútuo de cada profissional
que faz parte de uma equipe, e descobrir mais sobre o comportamento de si mesmo
e do outro.
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