UM BELO EXEMPLO DE LIDERANÇA CARISMÁTICA


A Fundação Antonita Bandrés é uma ONG localizada na cidade de Sobradinho no sertão da Bahia. Fundada em 30 de setembro de 1998, com a finalidade de assegurar o funcionamento e organizar burocraticamente as casas; Centro Educacional Infantil Gente Valente, hoje atendendo a 200 crianças em idade de 0 aos 10 anos, fundado em 05 de agosto de 1988 e Casa das Adolescentes Antonita com atendimento de 25 adolescentes em idade de 11 aos 17 anos, fundada em julho de 1994.  A Fundação é mantida através de doações e sobrevive ao longo destes  anos com o trabalho de voluntários que fazem um belo trabalho ao bem da sociedade, no qual Tive o imenso prazer de conhecer de perto este belo trabalho, pois fui aluno e também voluntário na Instituição Gente Valente, que carrega no nome a coragem de fazer a diferença.


A frente da Fundação está a presidente Marta Maria de Souza Moreira, um exemplo de liderança carismática que abraçou esta missão quando tinha apenas dezessete anos. Através de palavras e ações, ela mostra o caminho de um novo sistema de valores a ser seguido pelos voluntários, é o chamado “Servir com Gratuidade”.  No período em que passei pela Instituição pude observar e sentir o quanto é admirável o comprometimento e grau de satisfação que os voluntários colocam a disposição das Instituições em favor do próximo. É admirável a garra da educadora Marta, que possui capacidade heroica e extraordinária de liderança que inspiram os demais voluntários e todos que conhecem essa bela história. Como uma líder carismática faz os voluntários e amigos da Instituição superarem seus próprios interesses e trabalharem excepcionalmente para realizar a missão.



A liderança carismática consiste em estabelecer valores e apresentem novas ideias. Consiste também em estabelecer padrões, e criar os meios para guiar os esforços coletivos para a obtenção dos resultados. O líder carismático é capaz de incentivar os seguidores a superar seu desempenho passado e seu interesse pessoal, criando um sentido de comprometimento em relação aos objetivos. O carisma, ou capacidade de influência do líder, apela às emoções dos seguidores e estimula sua identificação com o líder. Os carismáticos têm uma visão, estão dispostos a correr riscos por esta visão, são sensíveis tanto às limitações ambientais como às necessidades de seus liderados e exibem comportamentos diferentes dos comuns.

O carisma parece ser mais apropriado quando a tarefa dos liderados possui um componente ideológico ou quando o ambiente envolve um alto grau de incerteza ou tensão. Isso explica por que, geralmente, o líder carismático surge na política, na religião ou em tempos de guerras, ou quando uma empresa está iniciando sua vida ou enfrentando uma crise.

Para alcançar esse grau de comprometimento e realização, os lideres dão total atenção para as necessidades e potencialidades dos seus seguidores. Os líderes carismáticos afetam profundamente as emoções de seus seguidores, encorajando-os e dando-lhes inspiração para que eles vejam os problemas de maneira diferente, deem o Máximo de si e apresentem novas ideias.





Para conhecer mais sobre o trabalho desses líderes voluntários, acesse a página da Fundação: www.facebook.com/funanb/

Cleber Bryan

Comentários

Postagens mais visitadas