O que é liderança?



Virou moda falar em liderança. Seja no trabalho, na faculdade, na igreja e nos vários ambientes que frequentamos diariamente o conceito liderança está muito presente. Mas afinal, o que é liderança? Para Harry Truman a liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.  Na obra “O livro de ouro da liderança” John Maxwel diz que Liderança é inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer. Assim, são vários os conceitos que nos levam a refletir a palavra liderança.

Aplicada no dia a dia a liderança pode ser entendida como um processo, um conceito de liderar. É considerada a arte de influenciar pessoas a fazer algo de boa vontade em prol do bem comum.  Neste sentido, percebe-se que todos veem os lideres como indivíduos que inspiram seus seguidores por meio de suas palavras, ideias e comportamentos.

 Existem pessoas que nascem com excepcionais dons de liderança. Assim conseguem levar pessoas aonde querem sem grandes esforços. Mas entendo que um líder não nasce pronto. A liderança é uma característica a ser desenvolvida e que pode ser aprendida e aperfeiçoada. É claro que nem todas as pessoas tem potencial para liderar, ou seja, a capacidade de liderança está mais ligada ao conjunto de experiências que o ser humano adquire ao longo da sua vida e aos obstáculos que enfrenta e supera, do que à sua herança genética.

O importante é sempre buscar aprender os caminhos de uma liderança eficaz, mesmo que você não exerça um papel de liderança, isso fará uma grande diferença em sua vida, e por consequência você fará diferença na vida de muitas pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas