PERÍODO SABÁTICO: VOCÊ SABE O QUE É?


A saída do apresentador Evaristo Costa da Globo pegou muita gente de surpresa.  Após muitos anos na frente do Jornal Hoje, o carismático jornalista resolveu sair da emissora justificando a necessidade de descansar.

Quem nunca pensou em dar uma pausa na vida corrida, no trabalho e se dedicar por um tempo a uma causa social, a uma viagem, ou até mesmo a uma temporada de reflexão? Essa pausa é conhecida como período sabático.

O termo é originário do hebraico "shabbath” – dia semanal de descanso dos judeus. É um período de interrupção planejada das atividades profissionais caracterizada pelo propósito de renovação e ter uma experiência diferente daquelas que já viveu. Em princípio, período sabático não significa que a pessoa está com depressão, infeliz ou cheia de problemas. Na verdade é uma iniciativa de autoconhecimento e reflexão sobre os rumos de sua carreira e não se deve confundir com o período de férias. O afastamento sabático não tem tempo definido.

Nas empresas, as políticas para o sabático, quando existem, são voltadas a uma pequena parcela de profissionais. Quem não faz parte desse grupo, deve avaliar os riscos por conta própria, com ou sem o apoio da empresa, em favor de seus interesses. O profissional que solicita o período sabático pode negociar com a empresa um afastamento sem vencimentos ou até receber auxílio financeiro para seu projeto. Na volta, o colaborador normalmente retorna sólido e trazendo consigo propostas inovadoras.


Dar aquela paradinha básica faz bem, mas é preciso muito planejamento.  Esta prática não é muito difundida no Brasil e antes de aderir ao período sabático deve-se ter um objetivo claro, planejar como vai atingi-lo, como será executado e os recursos necessários. O importante é que esse período agregue conhecimento e experiências. A meta é cultivar o espírito, para que algo novo floresça.

Comentários

Postagens mais visitadas